Informatica educativa: qual o papel da tecnologia nas escolas ?

Abril 17, 2009 at 11:26 am Deixe um comentário

• Segundo o MEC, Informática Educativa significa “a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador”

Enfim, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.

A adoção da Informática Educativa numa instituição educacional significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos! É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: O professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino/aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades.

‘ SEM RETICÊNCIAS :  Aula prática em laboratório de informática concerteza faz brilhar os olhinhos de qualquer aluno, e como vimos, se bem organizada, influência e muito no aprendizado, claro que para melhor, é um incentivo a mais ao estudo, e sem duvida faz diferença !

Entry filed under: Uncategorized.

‘ Ensinar, não é transferir conhecimento ‘ Paulo Freire Tecnologia bélica – Napalm

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Abril 2009
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts