Informatica educativa: qual o papel da tecnologia nas escolas ?
Abril 17, 2009 at 11:26 am Deixe um comentário
• Segundo o MEC, Informática Educativa significa “a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador”
Enfim, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.
A adoção da Informática Educativa numa instituição educacional significa o desenvolvimento do conteúdo de disciplinas curriculares por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos! É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: O professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino/aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades.
‘ SEM RETICÊNCIAS : Aula prática em laboratório de informática concerteza faz brilhar os olhinhos de qualquer aluno, e como vimos, se bem organizada, influência e muito no aprendizado, claro que para melhor, é um incentivo a mais ao estudo, e sem duvida faz diferença !
Entry filed under: Uncategorized.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed